domingo, 16 de janeiro de 2011

Porcentagem dos Faltosos


Por Fernanda Floret, Vestida de Noiva
Como calculo a porcentagem de faltosos média que acontece nos casamentos, para convidar o número ideal de convidados?
Quando os noivos convidam seus parentes e amigos, entende-se que gostariam muito que todas estas pessoas estejam presentes no casamento, certo? E aí você toma todas as decisões sobre a festa baseada no número de convidados que terá, como comida, bebida, decoração, doces, lembrancinhas, etc. Como não errar?? Não seja radical nem pra mais, nem pra menos! Explico:
* Tem gente que contrata buffet para um número “X” de convidados, mas convida muito mais que isso! Outro dia uma noiva me escreveu contanto que fechou buffet para 200 pessoas, mas que na lista dela já tinham 300 pessoas. Quem sai perdendo com isso? Os noivos! Não se ache a esperta pensando que dessa forma irá pagar menos, gastar menos no casamento. O buffet irá levar comida e funcionários para atender 200 pessoas (eles sempre estão preparados para até 10% a mais) e se você tiver muito mais convidados do que isso, o atendimento será devagar e a comida pouca. Ou seja, risco grande de prejudicar toda a sua festa!!
* Alguns noivos convidam já contando que tal pessoa não virá. Sabe aquele tio que mora longe e nunca sai de casa? Pois bem, você pode ser mais querida do que imagina, e um casamento pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa resolver viajar e vir. Portanto nunca convide achando que não vem. Se você convida, é porque quer que a pessoa venha! Teve um casamento que a noiva convidou a família de outra cidade, achando que eles não viriam. Só que a família alugou um ônibus e vieram todos – 30 pessoas – no casamento dela. Repito, se você convida, é porque quer que venha, conte com todos!
* Mas também é verdade que sempre alguém falta, por motivos de imprevisto, doença, viagens… então quando você for contratar um buffet, pode até fechar um número um pouco menor do que o total da sua lista. Esse “um pouco” é em torno de 10 a 15%. Perto da festa, se o número de confirmados tiver aumentado, você avisa ao buffet e paga a diferença.
* Cada caso é um caso, então não é uma regra absoluta, mas em geral de 15 a 20% da sua lista completa de convidados faltará. E mesmo após o RSVP ativo (ou seja, após alguém ter ligado um por um dos convidados confirmando presença), ainda considere em torno de 10% de faltosos, afinal muita gente no Brasil tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece. E tem os imprevistos também.  Essas porcentagens podem ser maiores se o casamento for em feriado, por exemplo. Ou menores em casamento estilo mini wedding, no qual em geral todos os convidados são queridos e vão.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...